terça-feira, 18 de agosto de 2009

The Lucky ones e Blue State


Coincidentemente vi esses dois filmes no mesmo dia e por entender que, no fundo, possuem a mesma temática, faço aqui um post duplo.
The Lucky Ones traz a história de três mariners que estão voltando para casa, após um longo período, com uma licença de 30 dias. O tempo que estiveram fora foi suficiente para que o mundo em que viviam conseguisse se adaptar às suas ausências. Trata-se do mito do retorno, onde esperamos encontrar tudo exatamente como deixamos, como se pudéssemos guardar nossas vidas pregressas em uma dimensão atemporal.
Já em Blue State temos um democrata frustrado com a reeleição de Bush que decide mudar-se para o Canadá como forma de protesto. Para arranjar um companheiro de viagem, ele espalha diversos anúncios, faz algumas entrevistas e acaba decidindo-se por uma bela e misteriosa garota. Seguindo rumo ao norte, eles fazem uma parada estratégica na casa dos pais do protagonista, um casal republicano e defensor das guerras. Então descobrimos que o irmão dele foi morto em combate no Iraque, e que a misteriosa moça, na verdade, é uma mariner tentando escapar da guerra fugindo para o Canadá. Claro que os dois se apaixonam na viagem e decidem voltar para os EUA e blá, blá, blá.
Na real são dois filmes leves, desses feitos para assistirmos sem pensar muito. Mas não deixa de ser interessante observar como a guerra está enraizada na cultura e presente nas relações entre os americanos. Felizmente percebo que muitos já a tratam como uma estupidez.

Um comentário: